Será que a identidade visual, realmente, faz diferença para o seu negócio?

Sua empresa realmente preciso de tudo isso?

Wilmario Bento

3/13/2025

Para começar, preciso deixar claro que identidade visual não é apenas um logotipo bonito!

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que compõem uma marca. Dentro desse conjunto estão a tipografia, as cores, o símbolo e diversos outros elementos.

Sua empresa realmente preciso de tudo isso?

Muitas empresas não se dão conta que manter uma identidade visual consistente ajuda o público-alvo a identificar o negócio através de seus padrões e, mais importante ainda, ajuda a registrar a marca na memória.

Outro dia, estava indo ao supermercado e ao parar o carro no semáforo, olhei para uma nova construção que estava sendo feita ao lado. O prédio ainda não estava terminado, só tinha a pintura externa que logo me trouxe à memória a lembrança de alguma coisa.

Demorei uns 10 segundos para identificar pela cor que poderia ser uma drogaria, e mais 10 segundos para “chutar” qual drogaria seria instalada naquele local — ainda que no bairro onde moro tenham diversas drogarias, literalmente, uma ao lado da outra, tive 100% de acerto no meu palpite do qual tipo de estabelecimento seria.

Dois dias depois passei no local novamente e já havia a placa do estabelecimento — acertei em cheio qual franquia era! Não vou divulgar o nome, porque não estão me pagando, rs rs... mas tenho certeza que a maior parte das pessoas também reconheceriam só por essas características iniciais que descrevi.

Como deve ser desenvolvida uma identidade visual?

Às vezes, as empresas se apegam ao visual, ao design, e deixam de pensar em toda a estratégia por trás da marca.

Não importa qual é a sua cor preferida, mas sim qual a cor correta para o seu negócio.

Por isso, quando desenvolvemos um projeto de identidade visual aqui, na Alphabrand, não enviamos apenas opções para o cliente escolher a que tenha melhor aparência.

Desenvolvemos diversas possibilidades de escolha, sim, mas dentro dos conceitos e estratégias estabelecidos e, no final, decidimos por aquela que melhor representa o ramo de atuação da empresa.

Se o projeto entregue não é aprovado pelo cliente, então toda a proposta deve ser revista, desde o briefing até o material final. Ou seja, não se trata apenas de mudar um cor ou arrastar um símbolo 3 milímetros para a esquerda, e sim de desenvolver uma identidade visual que realmente fale por si.

É comum os clientes se preocuparem mais com o valor cobrado pelo serviço que com a qualidade do que estão recebendo. Lembrando que, em casos como esse, uma suposta economia pode trazer prejuízos futuros.

E respondendo a pergunta inicial deste texto: Sim! A identidade visual faz diferença para o seu negócio. Porém, se realmente acredita no seu projeto, escolha um profissional que lhe entregue soluções que gere resultados, e não somente opções focadas na aparência.